Transparência pública sem complicação.

É sabido que a Prestação de Contas de entidades públicas e do terceiro setor é obrigatória como rege a Lei 12.527/11. No entanto, a grande questão é que a maioria dessas entidades (talvez seja o seu caso) não possui um site ou um local em que possa realizar a publicação dessa prestação de contas.

Há inúmeras opções disponíveis na internet de ferramentas que possibilitam a criação de sites gratuitos, porém, apesar de serem grátis e parecerem simples de usar, elas demandam uma certa dedicação e um conhecimento mínimo em design e informática.

Uma saída que resta é recorrer a empresas que possam desenvolver um site, mas aí, o empecilho se torna o custo, geralmente alto para a realidade da entidade.

É fato também que, além da prestação de contas, as entidades não precisam de algo muito elaborado para divulgar, como história, projetos desenvolvidos, público atendido e, por aí vai. Uma simples apresentação, somada a obrigatoriedade da publicidade de seus atos, já seriam mais que suficientes para 90% das entidades.

Uma solução que atende essas necessidades, e o melhor: com um investimento que cabe em qualquer bolso, é viaGOV. viaGOV é uma ferramenta online dedicada exclusivamente para a utilização na prestação de contas de entidades públicas ou do terceiro setor.

viaGOV é simples de usar e custa menos de R$ 0,60 por dia. Isso mesmo! Muito barato, não é? Além de ser superacessível, viaGOV é de fácil personalização e já vem pronto para a prestação de contas de sua entidade.

Ah, e tem mais! Se você clicar neste link, você ainda pode testar viaGOV por 1 mês gratuitamente.

E aí, gostou desse post? Inscreva-se para receber novidades sobre transparência pública!

Lançamento em Taquaritinga/SP

Nesta quinta-feira (30/05) a plataforma viaGOV foi lançada para as entidades de Taquaritinga/SP.

Público presente em evento de lançamento do viaGOV.
Público presente em evento de lançamento do viaGOV.

O evento, composto por palestra, treinamento e um coquetel, contou com a presença de entidades, imprensa e personalidades da cidade.

Ao final, os responsáveis pelas entidades presentes foram agraciados com um Termo de Doação de 1 ano para uso irrestrito da plataforma.

Confira algumas fotos!

Se sua entidade ainda não usa o viaGOV acesse este link e tenha acesso a 30 dias gratuitos para testar a ferramenta!

Por que a transparência pública é tão importante?

Divulgar  as ações da sua entidade às pessoas fortalece a democracia além de prestigiar e desenvolver noções de cidadania em todos.

Tornar públicas as ações faz com que o cidadão seja mais crítico e atento com a aplicação do dinheiro arrecadado com os impostos. As ações de transparência pública permitem que desperdícios e mal emprego de verbas públicas possam ser verificados e, consequentemente, cobrados e submeter os responsáveis às punições de seus erros.

As ações de transparência pública são reguladas por várias leis, decretos e portarias. Consta até mesmo na Constituição Federal, em seu inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art 37 e no § 2º Art. 216 ). No Portal da Transparência do Governo Federal é possível acessar toda a legislação que rege o assunto.

Prefeituras e entidades do terceiro setor (públicas ou privadas) de sua cidade são obrigadas pela legislação citada a oferecer todas as informações de seus trabalhos aos cidadãos do município, por meio de um site. Aí, você pode se perguntar: “Moro em uma cidade pequena e a prefeitura e entidades não têm um site, o que fazer?

A resposta é simples: é seu papel como cidadão cobrar de seus governantes o cumprimento das leis. Questione-os, é seu direito! A Lei os obriga a serem transparentes. Todas as ações dos governos e entidades (as que recebem dinheiro público, entre elas OSCs, OSCIPs, etc) devem ser públicas! A propósito, é o dinheiro de nossos impostos que eles administram, portanto, você já sabe: cobre sempre!

Neste espaço publicaremos assuntos pertinentes à transparência da administração pública, fique ligado, inscreva-se abaixo e não perca nenhuma novidade!